IMPROVISAÇÃO - Vol. 2 - Turi Collura Práticas Criativas Para Composição Melódica na Música Popular 409M

IMPROVISAÇÃO - Vol. 2 - Turi Collura Práticas Criativas Para Composição Melódica na Música Popular 409M

Marca: Irmãos VitaleModelo:409M


Por:
R$ 73,00

R$ 70,81 à vista com desconto Boleto - Yapay
ou 12x de R$ 7,54 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete
  • IMPROVISAÇÃO - Vol. 2 - Turi Collura Práticas Criativas Para Composição Melódica na Música Popular 409 M
  • O volume 2 aprofunda o estudo da construção melódica, tratando dos campos harmônicos, da correlação escala-acorde, dos clichês harmônicos, turnarounds, da improvisação moderna baseada nas Estruturas Superiores. Apresenta, enfim, quatro diferentes técnicas de improvisação: Técnica Paralela; Derivativa; Lydian Chromatic e Tom Comum.
  • Referência:
  • - Caro Prof. Turi Collura, Parabenizo-o pela recente publicação do seu trabalho sobre Improvisação, que vem enriquecer o conjunto de materiais de apoio à atividade docente na área de música e contribuir para o permanente aperfeiçoamento de músicos e para a formação daqueles que ainda não pensam na música como profissão. No momento em que as práticas mais afeitas ao "mundo da música popular" ganham lugar nas instituições acadêmicas, a publicação do seu trabalho sobre a composição melódica na música popular cumpre um papel fundamental. (Dra. Regina Marcia Simão Santos, Programa de Pós-Graduação em Música -Mestrado e Doutorado- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO) 
  • Conteúdo:
  • Abordagem horizontal à improvisação
  • Abordagem temática à improvisação
  • Exercícios para ligar entre si os acordes de uma seqência harmônica
  • Clichês harmônicos
  • Correlação escala-acorde
  • Equilíbrio entre Som e Pausa
  • Desenvolvimento melódico mediante uso de células
  • Estruturas superiores
  • SubV7 e sua aplicação na composição melódica
  • Escalas simétricas (tons inteiros, Dom-dim, Diminuta T-S, aumentada, aumentada invertida); pentatônicas; be-bop (Jônica be-bop, menores be-bop, dominantes be-bop, superlócria be-bop, lócria be-bop, etc..)
  • Improvisação contemporânea
  • Índice:
  • UNIDADE 1. Considerações sobre o campo harmônico diatônico maior e correlação escala/acorde
  • 1. Campo harmonica diatonico maior
  • 2. Conceitos basicos de harmonia tonal
  • 3. Escalas do campo harmonica maior e correlação escala/acorde
  • 4. Movimentos cadenciais
  • 5. A cadência II-V-I do ponto de vista melódico
  • 6. A correlação escala/acorde e a improvisação horizontal
  • 7. Considerações sobre a improvisação horizontal
  • UNIDADE 2. Cliches harmonicos, dominantes secundárias e acordes SubV7
  • 1. Clichês harmônicos
  • 2. Movimentos cadenciais secundários
  • 3. O acorde Sub V7 e sua aplicação na composição melódica
  • UNIDADE 3. Turnarounds: formas, escalas e aplicações
  • 1. Aplicações do turnaround
  • 2. Alterações do turnaround
  • 3. Análise de um trecho musical e considerações melódicas
  • UNIDADE 4. Estruturas Superiores (1 parte)
  • 1. Estruturas superiores derivadas da escala Maior
  • UNIDADE 5. Construção de solos
  • 1. Sobre as abordagens a improvisação
  • 2. Improvisação temática: desenvolvimento melódico mediante o uso de células
  • 3. Exercícios para ligar entre si os acordes de uma sequência harmônica
  • 4. Como ligar sequências harmônicas inusitadas
  • 5. Equilíbrio entre som e pausa
  • UNIDADE 6. Considerações sobre os campos harmônicos diatonicos menores e correlação escala/acorde
  • 1. Escala Menor Harmonica: campo harmônico e escalas derivadas
  • 2. Escala Menor Melódica: campo harmônico e escalas derivadas
  • UNIDADE 7. Outras escalas e suas aplicações
  • 1. Escalas pentatonicas
  • 2. Escalas simétricas (tons inteiros; aumentada; aumentada invertida; S-T; T-S)
  • 3. Escalas do acorde diminuto
  • 4. Escalas be-bop
  • UNIDADE 8. Estruturas Superiores (2" parte): Improvisação contemporânea
  • 1. Novas tríades para a improvisação
  • 2. Tríades superiores derivadas da escala Menor Melódica
  • 3. A area de Dominante
  • 4. Escalas pentatonicas sobrepostas
  • 5. Tecnicas "IN-OUT"
  • UNIDADE 9. Outras tecnicas de improvisação
  • 1. Núcleo comum das escalas Superlócria e Diminuta S-T
  • 2. Quatro diferentes abordagens para a improvisação
  • REFLEXOES SOBRE A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA DA IMPROVISAÇÃO
  • ESCALAS, NOTAS DISPONÍVEIS, FUNÇÃO E CARACTERÍSTICAS DE CADA TIPOLOGIA DE ACORDE
  • REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS RELATIVAS AOS ASSUNTOS DESTE VOLUME
  • ACOMPANHA CD
  • Editora: Vitale
  • Idioma: Português
  • Autor/Artista: Turi Collura
  • Instrumento: Todos
  • Formato: Livro - Partitura - CD - 126 páginas
  • Código: 409 M
  • Observação: Imagem meramente ilustrativa.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características